Dona de casa limpava o banheiro de casa quando começou a passar mal

Casos parecidos acendem alerta sobre os perigos de misturar determinados produtos.
Uma faxina rotineira terminou em tragédia na última sexta-feira (18) em Goiânia, Goiás, com a morte de Deusineide de Sousa, de 63 anos.
A dona de casa faleceu após inalar uma combinação perigosa de cloro e Intercap, um detergente ácido geralmente usado para limpeza pesada de veículos.
O caso, que chocou familiares e vizinhos, está sob investigação da Polícia Civil, enquanto a sociedade é alertada para os riscos de misturar produtos químicos.
De acordo com relatos da família, Deusineide havia almoçado e decidiu limpar o banheiro de sua residência.
Sem imaginar o perigo, ela misturou cloro com o detergente desincrustante, uma prática que, segundo especialistas, pode liberar gases tóxicos como cloraminas.
Poucos minutos após iniciar a limpeza, a idosa começou a sentir um forte mal-estar. Seu marido, Josemar Carlos da Silva, tentou socorrê-la, mas ela desmaiou no sofá.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas, ao chegar, os paramédicos constataram que Deusineide já estava sem vida.
Familiares revelaram à imprensa que Deusineide sofria de bronquite crônica, condição que pode ter agravado os efeitos da intoxicação.
“Ela sempre foi muito caprichosa com a casa, mas nunca imaginamos que algo assim poderia acontecer”, lamentou uma sobrinha, que preferiu não se identificar.
A família agora aguarda o laudo do Instituto Médico Legal (IML) para confirmar a causa da morte, embora acredite que a inalação dos gases tenha sido fatal.

Deusineide de Sousa, de 63 anos, faleceu após inalar mistura de produtos de limpeza. Foto: Reprodução.
Um alerta sobre os perigos das misturas químicas
O caso de Deusineide não é isolado. Dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINITOX) apontam que, somente em 2009, mais de 10 mil casos de intoxicação no Brasil foram causados por produtos de limpeza, com destaque para acidentes domésticos.
A combinação de cloro com produtos ácidos, como o Intercap, é particularmente perigosa, pois pode gerar vapores tóxicos que irritam as vias respiratórias e, em casos graves, levam à asfixia ou danos irreversíveis aos pulmões.
Especialistas alertam que pessoas com condições respiratórias preexistentes, como a bronquite de Deusineide, estão ainda mais vulneráveis.
Adicionar comentário
Comentários